VIII Simpósio de Direito Internacional

Nos dias 9 e 10 de setembro de 2021, foi realizado o VIII Simpósio de Direito Internacional da UFC!

Esta edição tratou do tema “30 anos do Mercosul: Integração, Solidariedade e Emergência Climática”, trazendo relevante debate acerca dos atuais desafios do Mercosul, protagonizado por representantes do bloco e estudiosos do tema, envolvendo Direito Ambiental, Direito da Integração, Direito Comercial, dentre outras áreas ricas do mundo jurídico que envolvem o contexto internacional.

O evento contou com o apoio do Centro de Excelência Jean Monnet da UFMG, do Módulo Jean Monnet da UFC – que juntos fazem parte do programa da Comissão Europeia (Erasmus+), cuja principal função é financiar projetos de disseminação, debate e diálogo sobre distintos aspectos da União Europeia – bem como do Grupo de Estudos em Direito e Assuntos Internacionais (@gedaiufc). Além disso, também contou com a presença de professores de renomadas universidades, como a Université de Paris, a Universidade de São Paulo e a Washington Law School.

Os dois dias de programação refletiram um ano de preparação, dedicação e compromisso que caracterizaram os professores, estudantes e entidades que, em conjunto, atuaram para proporcionar o melhor para aqueles que acreditam em seu trabalho, motivados pela certeza da importância pela qual o Direito Internacional exerce na vida de todos, dentro ou fora do ambiente acadêmico.

Agradecemos, portanto, a participação de todos!

Veja a programação completa.