União Europeia define metas para redução de resíduos têxteis e alimentares até 2030

No dia 18 de fevereiro, a União Europeia (UE) estabeleceu novas regras para objetivar a redução de desperdícios de alimentos e têxteis, após o Parlamento Europeu e o Conselho introduzir metas obrigatórios para a redução de resíduos e determinação obrigatória para reciclagem dos produtos.

De acordo com a relatora do Parlamento Europeia, Anna Zalewska, foram dispostos metas e garantias viáveis para que todos os Estados-membros implementassem políticas de redução de desperdícios de alimentos e têxteis.

Para o setor de alimentos, por exemplo, com a adoção de metas de redução de desperdícios, é estimado a doação de alimentos não vendidos e aptos para consumo como medida principal de redução de desperdício. Paralelamente, o setor têxtil produz cerca de 12,6 milhões de toneladas de resíduos, de maneira que a intenção é que os produtores sejam responsabilizados e criem medidas contra o desperdício.

Fonte: https://www.europarl.europa.eu/news/en/press-room/20250217IPR26975/deal-on-new-eu-rules-to-reduce-textile-and-food-waste

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.