May diz que não vai mudar de rumo nas negociações do Brexit e pede respeito da UE
A premiê britânica Theresa May fez um pronunciamento nesta sexta-feira (21) em que reiterou que não vai mudar de rumo nas negociações do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), que enfrenta um impasse entre o governo britânico e os líderes do bloco.
May disse que o Reino Unido “tratou a UE com nada além de respeito” e “o Reino Unido espera o mesmo”, acrescentando que “não é aceitável rejeitar propostas sem apresentar contra-propostas detalhadas”.
O afastamento da União Europeia foi aprovado em plebiscito em junho de 2016 e marcado para 29 de março de 2019. May costurou um acordo para conduzir esse afastamento que prevê conservar uma estreita relação comercial entre Reino Unido e UE após o Brexit. A iniciativa encontra críticas entre os europeus, além de enfrentar oposição dentro do próprio governo.
Um dos principais obstáculos nas negociações é a linha divisória entre a província britânica da Irlanda do Norte e a República da Irlanda, um Estado-membro da UE. Londres e Bruxelas se opõem a restabelecer os controles de fronteira nessa área por temerem ameaçar o frágil acordo de paz na Irlanda do Norte, mas divergem sobre como evitá-lo.