Comissão Europeia propõe emenda à Lei do Clima da UE
A Comissão Europeia apresentou uma proposta de emenda à Lei do Clima da UE, estabelecendo uma nova meta de redução de 90% nas emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2040, em comparação com os níveis de 1990. A proposta visa garantir segurança para investidores, impulsionar a inovação, fortalecer a liderança industrial europeia e aumentar a segurança energética do bloco. A meta está alinhada com iniciativas como a Bússola de Competitividade, o Acordo Industrial Limpo e o Plano de Energia Acessível.
A nova proposta se baseia na meta legalmente vinculativa de reduzir em 55% as emissões até 2030 — objetivo para o qual a UE está no caminho certo — e conta com o apoio popular: segundo pesquisa recente, 85% dos europeus consideram as mudanças climáticas um problema sério e 81% apoiam a neutralidade climática até 2050. A Comissão destaca a importância de acelerar as condições necessárias para alcançar o objetivo de 2040, com base em avaliação de impacto detalhada e recomendações científicas do IPCC e do Conselho Consultivo Científico Europeu sobre Mudanças Climáticas.
Fonte: https://commission.europa.eu/news-and-media/news/eu-climate-law-new-way-reach-2040-targets-2025-07-02_en?prefLang=pt
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.