Banco Europeu de Investimento e governo ucraniano firmam acordo para financiamento da empresa ferroviária nacional da Ucrânia
O Banco Europeu de Investimento (BEI) e o governo da Ucrânia concordaram em direcionar € 50 milhões de financiamento do BEI para a empresa ferroviária nacional da Ucrânia, Ferrovias Ucranianas (Ukrzaliznytsia), para atualizar os principais pontos de travessia de fronteira ferroviária com a Polônia, Eslováquia, Hungria e Romênia, contribuindo para a iniciativa Faixas Solidárias UE-Ucrânia, com o objetivo de facilitar a conectividade e o comércio transfronteiriços.
O acordo foi assinado pelo BEI e pelo Ministério do Desenvolvimento das Comunidades e Territórios da Ucrânia. O investimento melhorará as operações de frete e fortalecerá os laços comerciais e de transporte da Ucrânia com a União Europeia. A iniciativa o está sendo cofinanciada por meio de uma doação da União Europeia, sob o Mecanismo Conectando a Europa (CEF), bem como está recebendo o suporte consultivo fornecido pelo JASPERS, uma iniciativa conjunta da Comissão Europeia e do BEI.
O financiamento apoiará a modernização da infraestrutura de fronteira e das seções ferroviárias próximas ao lado ucraniano, ajudando a aumentar o volume e a velocidade das mercadorias que atravessam as fronteiras. Inclui, ainda, reparos em trilhos desgastados, a realocação de inspeções de vagões, a reconstrução de um terminal intermodal e a instalação de equipamentos, como guindastes. Além das operações de frete, as obras de modernização também trarão benefícios diretos ao transporte de passageiros, já que os trilhos ferroviários modernizados atenderão trens de carga e passageiros, contribuindo para viagens transfronteiriças mais seguras, rápidas e eficientes.
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.