Von der Leyen nomeia novos representantes da Comissão Europeia
No dia 17 de setembro, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, nomeou sua equipe, que liderará a instituição mais poderosa da União Europeia nos próximos cinco anos.
Andrius Kubilius, da Lituânia, será o primeiro comissário de Defesa da União Europeia, com a nova função de desenvolver a capacidade de fabricação militar europeia em face da agressão russa na Ucrânia, no flanco leste do bloco.
Teresa Ribera, ministra de Energia e Meio Ambiente da Espanha, será uma das principais responsáveis por uma “transição [energética] limpa, justa e competitiva”. Segundo Von der Leyen, “Ela guiará o trabalho para garantir que a Europa permaneça no caminho certo para atingir suas metas estabelecidas no Acordo Verde Europeu. E que descarbonizemos e industrializemos nossa economia ao mesmo tempo”. Ainda, a presidente afirmou que a mudança climática “é o principal pano de fundo de tudo o que estamos fazendo”.
Outros nomes na lista de comissários da UE são: o ministro das Relações Exteriores da França, Stephane Sejourne, responsável pela estratégia industrial; Maros Sefcovic, da Eslováquia, que supervisionará as políticas comerciais; Kaja Kallas, da Estônia, responsável pela política externa; e Piotr Serafin, da Polônia, nomeado para a função de supervisionar o orçamento da UE.
Todos os candidatos passarão por audiências com os legisladores do Parlamento Europeu, que devem aprovar sua nomeação.
Saiba mais em: https://commission.europa.eu/about-european-commission/president-elect-ursula-von-der-leyen/commissioners-designate-2024-2029_en | https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/von-der-leyen-nomeia-nova-composicao-da-comissao-europeia/
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.