UE e Armênia iniciam diálogo sobre liberalização de vistos

A Comissão Europeia e a República da Armênia anunciaram o início de um diálogo sobre liberalização de vistos. Este processo visa apoiar a Armênia na obtenção de um regime de isenção de vistos para estadias curtas na UE.

O diálogo sobre vistos faz parte da estrutura das relações UE-Armênia, que tem alcançado progressos significativos desde a assinatura do Acordo de Parceria Abrangente e Reforçado UE-Armênia (CEPA), em 2017. Tal diálogo sustentará os esforços contínuos para apoiar a agenda abrangente de reformas da Armênia, particularmente em áreas que são cruciais para futuras viagens sem visto para a UE, como segurança de documentos, gestão de fronteiras e migração, luta contra a corrupção e o crime organizado, bem como a defesa dos direitos fundamentais.

A iniciativa se baseia na implementação bem-sucedida dos Acordos de Facilitação de Vistos e Readmissão UE-Armênia, que simplificaram os procedimentos de viagem para muitos cidadãos armênios desde 1º de janeiro de 2014. Atualmente, todos os cidadãos da UE estão isentos da exigência de visto ao entrar na Armênia.

A Comissão Europeia e o governo da Armênia trabalharão em conjunto para garantir que o diálogo seja conduzido de forma eficiente e eficaz. Todos os parâmetros devem ser totalmente cumpridos antes que a decisão final sobre a liberalização de vistos seja tomada pelo Conselho da UE e pelo Parlamento Europeu.

Saiba mais em: Press corner

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.