PIB da Zona do Euro surpreende com crescimento de 0,3% no segundo trimestre de 2024
O Produto Interno Bruto (PIB) da Zona do Euro cresceu 0,3% no segundo trimestre de 2024, em relação aos três meses anteriores, segundo dados divulgados pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. O resultado superou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam alta de 0,2% no período.
Há 25 anos, em 1 de janeiro de 1999, o euro foi introduzido como moeda única de 11 Estados-membros da UE. Tal moeda simplificou a vida dos cidadãos europeus e trouxe estabilidade, protegendo o crescimento e o emprego no contexto de uma série de crises.
Embora todos os países da UE façam parte da União Econômica e Monetária (UEM), apenas 20 países substituíram as suas moedas nacionais pela moeda única, o euro. Neste sentido, atualmente, o euro é a moeda oficial de 20 dos 27 países da UE, que juntos constituem a Zona do Euro.
O euro é um pilar de estabilidade e um símbolo de união na Europa. Trata-se de uma das moedas que inspiram maior confiança no mundo.
Saiba mais em: European Central Bank
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.