União Europeia propõe tarifas sobre biocombustíveis da China em investigação sobre dumping
A Comissão Europeia, órgão executivo da UE, anunciou a imposição de tarifas provisórias sobre biocombustíveis chineses, com o intuito de reverter os danos causados aos produtores domésticos em virtude de práticas chinesas de dumping no mercado europeu. As tarifas, que devem variar entre 12,8% e 36,4%, têm previsão de entrada em vigor em agosto deste ano.
Após o Conselho Europeu de Biosiesel ter apresentado queixa oficial sobre as práticas comerciais injustas da China, a UE iniciou uma investigação antidumping no ano passado, prevista para continuar até fevereiro de 2025.
A iniciativa foi necessária após ter sido verificada uma queda de quase 40% no preço de referência europeu para biodiesel, em relação ao período de 2022. Tal queda ocasionou a redução das expectativas de investimentos em biocombustíveis no cenário europeu, uma vez que diversas empresas petrolíferas, como a BP e a Shell, interromperam o desenvolvimento de novos projetos de biocombustíveis em países da UE.
Segundo dados da Global Trade Tracker, no ano de 2023, a União Europeia registrou a importação de cerca de 1 milhão de toneladas de biocombustíveis da China, representando um aumento siginificativo em relação ao ano de 2022. Ademais, até maio de 2024, a importação de biocumbustíveis chineses pela UE já totalizou cerca de 434 mil toneladas.
Fonte: