Curso Intensivo

A União Europeia como modelo de desenvolvimento sustentável e as suas relações com a América do Sul.
Jamile Bergamaschine Mata Diz (UFMG); Lucas C. Lima (UFMG); Marco Gestri (University of Modena); Liliana Bertoni (University of Buenos Aires).

Esta unidade curricular procura analisar a construção de normas ambientais europeias, com atenção à formulação de programas e projectos que visem o reforço da protecção dos recursos ambientais nos Estados-Membros e fora da UE, bem como o papel que a UE desempenha na sua relação com outros Estados, especialmente na América do Sul.

Curso de Verão

Acordos comerciais bi-regionais e crescimento econômico: o impacto da integração
Alexandre Mendes Cunha (UFMG); Nuno da Cunha Rodrigues (Lisbon University); Roberto Luiz Silva (UFMG) e Anderson Vichinkeski Teixeira

Este curso de verão discutirá como o impacto da associação bi-regional e os modelos de crescimento econômico influenciam o sistema de integração.

Formação Transversal

A geopolítica da energia e a política energética da Europa
Klaus Guimarães Dalgaard (UFMG); Tarin Mont’alverne (UFC); Valmir Pozzetti (UFAM) e Fernando Laiseca (Universidade de Santiago, Chile)

Este curso de verão discutirá como o impacto da associação bi-regional e os modelos de crescimento econômico influenciam o sistema de integração.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece uma série de Qualificações Transversais, que são conjuntos de atividades acadêmicas, organizadas em estruturas curriculares, com o objetivo de abordar temas de interesse geral, estimulando a reflexão crítica e aprofundada sobre esses temas. Dentre essas qualificações, a UFMG criou recentemente a Qualificação Transversal em Estudos Internacionais, onde os cursos são oferecidos em inglês ou em espanhol.

Como parte do currículo de Qualificação Transversal em Estudos Internacionais, Centro da UFMG para os Estudos Europeus patrocinam uma nova disciplina que se enquadra no pilar ambiental do nosso proposta: ‘A Política Energética da Europa’, cujo pré-requisito ‘A Geopolítica da Energia’ já existe, cada um com 45 horas de duração. Este último é oferecido durante o primeiro semestre, e abrange: a história recente da geopolítica energética desde a criação da OPEP; conceitos fundamentais da política energética, com foco na segurança energética; interdependência energética entre importadores e exportadores, etc.