UE deve apoiar a continuação da ação climática a nível mundial e promover objetivos ambiciosos em matéria de financiamento e investimento na COP 29

Na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 29), que se realiza desde 11 de novembro e se encerra no dia a 22 do mesmo mês no Azerbaijão, a União Europeia trabalhará com os parceiros internacionais para cumprir os objetivos do Acordo de Paris de limitar o aumento da temperatura média mundial a um nível tão próximo quanto possível de 1,5 °C. As alterações climáticas continuam a ser uma questão que não conhece fronteiras e prejudica cada vez mais vidas e meios de subsistência em toda a Europa e em todo o mundo. Na COP 29, as Partes no Acordo de Paris devem assegurar que os fluxos financeiros mundiais estão cada vez mais alinhados com o Acordo de Paris, desbloqueando investimentos, através da adoção de um novo objetivo coletivo quantificado (NCQG) em matéria de financiamento da luta contra as alterações climáticas. O NCQG será a principal prioridade das negociações deste ano.

Os negociadores da UE trabalharão no sentido de definir expectativas ambiciosas para os contributos determinados a nível nacional (CDN) a apresentar por todas as Partes no próximo ano. A UE deu início aos preparativos para o seu novo CDN com a publicação, no início deste ano, da Comunicação da Comissão sobre a meta climática da Europa para 2040. A Comissão tenciona apresentar uma proposta legislativa para consagrar uma meta de redução de 90 % das emissões para 2040 na Lei Europeia em matéria de Clima. Esta meta servirá subsequentemente de base à apresentação do novo CDN da UE.

Fonte: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/pt/ip%5C_24%5C_5721

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.