UE celebra sua cultura por meio da iniciativa “Capital Europeia da Cultura”

Todos os anos, a UE premia e reconhece duas ou três cidades como “Capital Europeia da Cultura”, em uma das iniciativas culturais mais conhecidas e bem-sucedidas da UE.

A iniciativa, lançada em 1985, coloca a cultura no centro das cidades europeias para uma celebração anual de arte e cultura. Até o momento, tal iniciativa foi concedida a mais de 60 cidades em toda a UE.

As “Capitais Europeias da Cultura” de 2024 são Bad Ischl (Áustria), Bodø (Noruega) e Tartu (Estônia). Em 2025, as “Capitais Europeias da Cultura” serão Chemnitz, na Alemanha, e Nova Gorica, na Eslovênia.

A designação dessas capitais começa seis anos antes de uma cidade receber oficialmente o título, com uma chamada para inscrições. Atualmente, há competições em andamento para futuras “Capitais da Cultura” dos anos de 2029 e de 2030.

Saiba mais em: https://commission.europa.eu/news/putting-culture-heart-european-cities-2024-09-04_en

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.