Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus alerta que 2024 pode se tornar o ano mais quente registrado na história
O Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S) é um dos seis serviços de informação fornecidos pelo Programa de Observação da Terra Copernicus da União Europeia. O C3S depende de pesquisas climáticas realizadas dentro do Programa Mundial de Pesquisa Climática (WCRP) e responde aos requisitos do usuário definidos pelo Sistema Global de Observação Climática (GCOS), fornecendo recursos importantes destinados ao Quadro Global para Serviços Climáticos (GFCS).
Em julho de 2024, o planeta teve os dois dias mais quentes já registrados, com temperatura média de 17,6ºC nos dias 22 e 23 de julho, destacou o observatório europeu. Segundo o C3S, o mês de julho deste ano foi o segundo mais quente dos registros, com média de 16,91ºC no mundo. Tal média foi superada apenas pelo mês de julho de 2023.
De janeiro a julho de 2024, as temperaturas globais ficaram 0,70ºC acima da média para o período de 1991-2020. Esta anomalia precisaria cair significativamente no restante do ano para não superar a temperatura de 2023, “tornando cada vez mais provável que 2024 seja o ano mais quente nos registros”, afirmou o C3S.
Os cientistas do Copernicus destacaram, ainda, que “as temperaturas do ar acima do oceano permaneceram inusualmente elevadas em muitas regiões”, apesar do fim do fenômeno meteorológico ‘El Niño’, que contribui para o aumento do calor, e da chegada de ‘La Niña’, que esfria o planeta.
Para maiores informações, acesse o site oficial: Copernicus