Professora Jamile Bergamaschine Mata Diz recebe medalha Santos Dumont entregue pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema
A professora Dra. Jamile Bergamaschine Mata Diz, coordenadora do Centro de Excelência Jean Monnet da UFMG, teve a honra de participar da solenidade de entrega da Medalha Santos Dumont, realizada nessa quinta-feira (20/07) na cidade que também leva o nome do pai da aviação. A honraria foi entregue pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema.
Neste ano, a cerimônia faz referência aos 150 anos de nascimento do inventor. Na ocasião, também foi lançado um selo postal em homenagem a Alberto Santos Dumont.
Os agraciados são, tradicionalmente, nomes com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais. Nesse sentido, destaca-se das fotos do post, respectivamente, o Conselheiro Dr. Gilberto Diniz, presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, e o Dr. Paulo Roberto Cardoso, presidente da Sociedade dos Amigos da Marinha (Soamar).
A medalha, criada em 1956, também é uma referência ao primeiro voo do brasileiro Santos Dumont em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). Alberto Santos Dumont foi fundamental para descobertas que o mundo viveu após o advento da aviação.
De acordo com a Agência Minas, o local da cerimônia também é simbólico, vez que é o lugar onde nasceu o inventor e que guarda importante acervo, entre réplicas e objetos pessoais do aviador. O local, inclusive, se tornou o conhecido Museu de Cabangu, localizado a cerca de 220 quilômetros de Belo Horizonte.
Clique aqui para conferir a lista disponibilizada pelo Governo de Minas Gerais referente aos agraciados de 2023 – Medalha Santos Dumont
Referências das fotos, respectivamente: acervo pessoal, Tribuna de Minas e Globo.