Pesquisa aponta que europeus consideram o combate às mudanças climáticas uma prioridade
Recente pesquisa do Eurobarômetro revelou que 85% dos europeus consideram as mudanças climáticas um problema sério, e 81% apoiam a meta da União Europeia de alcançar a neutralidade climática até 2050. Para 77% dos entrevistados, os custos dos danos causados pelas mudanças climáticas superam os investimentos necessários para a transição ecológica.
O levantamento também mostrou forte apoio a medidas de incentivo às energias renováveis e à eficiência energética: 88% defendem ações da UE nesse sentido. Três quartos acreditam que reduzir a dependência de combustíveis fósseis aumentaria a segurança energética e traria benefícios econômicos. O Acordo Industrial Verde é bem avaliado por 84% dos entrevistados, que defendem mais apoio a empresas de tecnologias limpas.
Apesar do alto índice de ações individuais (92%), a maioria dos cidadãos acredita que os governos nacionais, a UE e o setor privado são os principais responsáveis por enfrentar a crise climática. A pesquisa também apontou a dificuldade na comunicação do tema: 52% acham que a mídia tradicional não explica claramente as causas e os impactos das mudanças climáticas, e 49% enfrentam desinformação nas redes sociais.
Fonte: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_25_1376
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.