Painel de Avaliação da Justiça da UE 2025 destaca o fortalecimento dos sistemas de justiça na União Europeia

A Comissão Europeia publicou a décima terceira edição do Painel de Avaliação da Justiça da UE, um relatório anual que fornece dados comparativos sobre a eficiência, a qualidade e a independência dos sistemas de justiça entre os Estados-Membros da UE. O relatório mostra que os cidadãos da maioria dos Estados-Membros consideram que a independência judicial melhorou ou permaneceu estável, em comparação com o ano passado.

O Painel de Avaliação deste ano também apresenta novos indicadores relevantes para o mercado único, destacando o papel essencial de sistemas judiciais eficientes e independentes na promoção de um ambiente de mercado justo e competitivo. Por exemplo, ele mostra que as empresas de 16 Estados-Membros elogiam a autonomia de suas autoridades nacionais de concorrência.

As conclusões do Painel de Avaliação deste ano serão incorporadas ao Relatório sobre o Estado de Direito de 2025 da Comissão.

Confira as principais conclusões do Painel de Avaliação da Justiça da UE de 2025: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_25_1693

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.