Os Estados Bálticos se juntam à rede elétrica continental europeia depois de se desconectarem totalmente das redes da Rússia e da Bielorrússia

Desde o início de fevereiro de 2025, a Estônia, a Letônia e a Lituânia estão completamente independentes dos sistemas de eletricidade da Rússia e da Bielorrússia. Eles se integraram com sucesso ao mercado interno de energia da UE, ingressando na rede continental europeia por meio da Polônia, permitindo que os Estados Bálticos operem seus próprios sistemas de energia sob regras europeias comuns e transparentes. A sincronização dos países bálticos não só contribui para a segurança do fornecimento de toda a União, como também apoiará a integração de energia renovável no sistema, permitindo que os consumidores se beneficiem de custos de energia mais baixos.

A sincronização dos países bálticos com a rede elétrica da UE é um projeto emblemático que tem recebido apoio político, técnico e financeiro sem precedentes da Comissão nos últimos 15 anos.

O sucesso desse projeto apoiado pela UE é um testemunho da dedicação de todos os Estados-Membros da UE envolvidos, especialmente os três Estados Bálticos e a Polônia, juntamente com as empresas, os investidores e as operadoras de sistemas de transmissão, que trabalharam juntos para concretizar o projeto 10 meses antes do previsto.

Os Estados Bálticos foram os três últimos Estados-Membros da UE cujas redes de eletricidade ainda estavam operando totalmente dentro do sistema russo e bielorrusso, onde a frequência da eletricidade era controlada centralmente pela Rússia, deixando-os vulneráveis ao armamento de energia da Rússia.

Fonte: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_25_436

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.