O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O CONTROLE A SERVIÇO DA CIDADANIA: Homenagem a Sebastião Helvecio; Conselheiro, Educador e Cidadão do Mundo.

No último dia 27, das 9 às 17h30, foi realizado o Seminário intitulado “O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O CONTROLE A SERVIÇO DA CIDADANIA: Homenagem a Sebastião Helvecio; Conselheiro, Educador e Cidadão do Mundo.”, de forma presencial no Auditório Vivaldi Moreira do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais0

Compuseram a mesa o presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), conselheiro Mauri Torres; o presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Carlos Pontes Lima; o presidente da Associação dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Edilson de Sousa Silva; o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim Castro; o vice-presidente do TCEMG, conselheiro Durval Ângelo; o homenageado,  conselheiro aposentado do TCEMG Sebastião Helvecio; o conselheiro do TCEMG Cláudio Couto Terrão e a representante do Ministério Público de Contas, procuradora Sara Meinberg.

O seminário contou com a presença de grandes nomes da sociedade civil e referências nos Órgãos de Controle do Brasil e do exterior. Foram discutidas diversas temáticas que orbitam a Tecnologia da Informação e a Cidadania, dentre elas a relevância das entidades de representação, a integração dos Tribunais de Contas, os sistemas de inteligência artificial no domínio da justiça e no controle externo e a efetividade do direito à cidadania tanto no Brasil quanto na União Europeia.

Às 15h30 teve início ao painel “Controle e Cidadania”, com a presidência do Cons. Durval Ângelo Andrade, Corregedor do TCE/MG, em que a Profa. Dra. Jamile Bergamaschine Mata Diz apresentou a temática sob “A visão na União Europeia”. Também Compuseram o painel o Prof. Dr. José Luiz Borges Horta (Titular de Teoria do Estado da UFMG) e a Profa. Renata Ramos de Castro (Mestre e Doutoranda em Direito pela UFMG).

A programação completa do evento encontra-se abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *