Ministros da UE debatem relações comerciais UE-EUA
O Conselho dos Negócios Estrangeiros (Comércio), em 15 de maio de 2025, realizou um debate de orientação sobre as relações comerciais entre a UE e os EUA. Os ministros reiteraram a posição geral da UE em relação à nova política comercial dos EUA e reafirmaram a unidade da UE relativamente às relações comerciais transatlânticas. A opção preferida pela UE continua a ser a concretização de uma solução mutuamente aceitável e equilibrada durante os 90 dias da suspensão parcial das medidas dos EUA e a suspensão do primeiro conjunto de contramedidas (ainda que limitadas) da UE.
No entanto, a UE está adotando as medidas necessárias para se preparar, caso seja preciso implementar novas contramedidas. Além disso, os riscos relacionados com o desvio dos fluxos comerciais serão cuidadosamente monitorizados e tratados conforme necessário. Estão em curso esforços para diversificar os fluxos comerciais da UE, ao mesmo tempo em que se intensifica o ritmo dos trabalhos que visam libertar todo o potencial do mercado único para promover e facilitar os negócios na UE.
A administração dos EUA introduziu vários direitos aduaneiros, incluindo 25% sobre o aço, o alumínio e os seus derivados, 25% sobre automóveis, veículos comerciais ligeiros e componentes automóveis, e um direito aduaneiro de base de 10% para todos os parceiros comerciais. A parte específica dos chamados direitos aduaneiros (universais) dos EUA está suspensa até 9 de julho. Em resposta aos direitos aduaneiros aplicados pelos EUA ao aço e ao alumínio, bem como aos seus derivados, a UE decidiu impor contramedidas, mas suspendeu-as até 14 de julho, a fim de dar tempo para novas conversações.
Fonte: https://www.consilium.europa.eu/pt/meetings/fac/2025/05/15/
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.