Investigação sobre o desaparecimento de crianças migrantes não acompanhadas ganha o Prémio Daphne Caruana Galizia 2024
“Lost in Europe” ganhou o Prémio de Jornalismo Daphne Caruana Galizia de 2024 pela investigação sobre o desaparecimento de mais de 50 000 crianças migrantes não acompanhadas.
A investigação, conduzida por meios de comunicação social da Alemanha, Itália, Grécia, Países Baixos, Bélgica, Irlanda e Reino Unido, revelou que pelo menos 51 433 crianças migrantes não acompanhadas desapareceram após a sua chegada a países europeus entre 2021 e 2023. O anúncio foi feito quarta-feira, no Parlamento Europeu.
Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, 3 outros representantes do bloco participaram na cerimónia de entrega, realizada em Estrasburgo.
A presidente Roberta Metsola declarou: “O legado de Daphne Caruana Galizia continua através do trabalho de jornalistas que vivem para contar a verdade e se recusam a ser silenciados. A sua luta pela justiça prevalece sobre as ameaças que tentam comprometer o seu importante trabalho. A liberdade de imprensa não é negociável. Sete anos após o homicídio de Daphne, continuamos a honrar a sua memória com um prémio que nos recorda o compromisso de longa data do Parlamento para com estes valores fundamentais”.
Todos os anos o prêmio recompensa o jornalismo de excelência que promove ou defende os princípios fundamentais da União Europeia, tais como a dignidade humana, a liberdade, a democracia, a igualdade, o Estado de direito e os direitos humanos.
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.