EuroMed Justice Project se une a parceiros para combater o tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes
De 9 a 13 de setembro de 2024, o EuroMed Justice Project, em cooperação com o projeto INTERPOL Momentum MENA e a Polícia Geral de Malta, organizou um treinamento presencial de capacitação sobre Investigações de Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes, em Valletta, Malta.
O curso de 5 dias aprimorou as capacidades técnicas das autoridades policiais e judiciais para lidar com crimes organizados transnacionais de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, adaptando técnicas e práticas de investigação atuais e de última geração.
Utilizando-se de várias estratégias de treinamento inovadoras e interativas, mais de 50 investigadores de tráfico de pessoas e contrabando de migrantes, agentes de segurança de fronteira, promotores e membros do Judiciário de oito países do MENA foram treinados para abordar vários tópicos relevantes sobre o tráfico de pessoas e os crimes de contrabando de migrantes. Neste sentido, o treinamento incluiu a identificação de novos padrões criminais e a condução de investigações proativas na ausência de cooperação das vítimas, bem como a ação penal contra traficantes e contrabandistas no âmbito de um quadro de proteção dos direitos humanos.
Além disso, o treinamento adotou uma abordagem centrada na vítima, fornecendo aos participantes práticas atualizadas para gerenciar vítimas durante todo o processo de investigação e acusação. Durante este módulo, os participantes foram treinados por representante do Grupo de Trabalho sobre os Direitos das Vítimas da Eurojust. A formação destacou, ainda, o impacto eficaz que as políticas sensíveis ao gênero poderiam ter no sucesso do processo de investigação, especialmente nestes tipos de crimes. Por fim, os participantes foram apresentados a novos padrões de crimes e aos desafios do uso de tecnologia avançada, como a inteligência artificial.
A Agência da União Europeia para a Cooperação Judiciária Penal (Eurojust) é um centro único com sede em Haia, nos Países Baixos, onde as autoridades judiciais nacionais trabalham em estreita colaboração para combater a criminalidade organizada transfronteiriça. O papel da Eurojust é ajudar a tornar a Europa um lugar mais seguro, coordenando o trabalho das autoridades nacionais, bem como de países terceiros, na investigação e na repressão da criminalidade transnacional.
Saiba mais em: https://www.eurojust.europa.eu/
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.