Emmanuel Macron nomeia Michel Barnier como primeiro-ministro da França

Michel Barnier foi nomeado primeiro-ministro da França pelo presidente Emmanuel Macron em 05 de setembro de 2024, aproximadamente dois meses após as eleições legislativas que ocorreram a partir da dissolução do parlamento do país em junho.

Natural de Haute-Savoie, nos Alpes, Barnier ingressou na política aos 27 anos, quando foi eleito ao parlamento pela primeira vez em 1978. Desde então, ocupou os cargos de ministro do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e da Agricultura, sob as presidências de François Mitterrand, Jacques Chirac e Nicolas Sarkozy.

Além disso, ele também atuou duas vezes como comissário europeu, bem como conselheiro da chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

O novo primeiro-ministro é membro do partido Republicano da França e é conhecido no cenário internacional por seu papel como negociador-chefe da União Europeia durante a saída do Reino Unido do bloco europeu.

Leia mais em: https://veja.abril.com.br/mundo/quem-e-michel-barnier-o-novo-primeiro-ministro-da-franca

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.