Crescimento da exportação de café do Espírito Santo para a União Europeia
O volume do complexo cafeeiro do Espírito Santo exportado para a União Europeia cresceu quase oito vezes neste ano, saindo de 316,6 mil sacas exportadas para 2,3 milhões de sacas, ou seja, quase 2 milhões de sacas a mais. Em sete meses, esse foi o maior volume exportado para a UE na história, considerando até a comparação com os anos completos.
O valor das divisas geradas com as exportações de café do Espírito Santo para países da Europa também aumentou quase oito vezes, saindo de US$57,9 milhões para US$442,7 milhões. Este desempenho reflete a consolidação do bloco europeu como um dos principais destinos do café produzido no Espírito Santo.
A Bélgica se destacou como o principal país da UE comprador do café capixaba, com um aumento de quase nove vezes no volume importado, passando de 43,9 mil sacas para 805,7 mil sacas. A Itália também mostrou um bom desempenho, saindo de 52,2 mil sacas para 462,9 mil sacas. Em terceiro lugar, ficou a Alemanha, que aumentou as exportações de 49,3 mil sacas para 349,9 mil sacas.
No conjunto, os países da UE foram responsáveis por comprar 42,7% do volume do complexo cafeeiro exportado pelo Espírito Santo no período de janeiro a julho de 2024. Para fins de comparação, de janeiro a julho de 2023, o bloco foi responsável por comprar apenas 15,6% do volume total de café do estado capixaba.
Os dados reforçam a tendência de crescimento das exportações de café do Espírito Santo para a Europa, impulsionada pela qualidade do produto.
Fonte: SEAG – Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.