Comissão Europeia apresenta relatórios de progresso dos países que pretendem aderir à União Europeia
A Comissão Europeia apresentou os Relatórios sobre o Alargamento de 2024, os quais oferecem uma avaliação detalhada do progresso feito pelos países que pretendem aderir à União Europeia, bem como fornecem orientações sobre as principais prioridades de reforma para cada país, abrangendo Geórgia, Moldávia, Turquia, Ucrânia e Balcãs Ocidentais (Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo, Montenegro, Macedônia do Norte e Sérvia).
Os países candidatos devem concentrar-se em acelerar as reformas estruturais para permitir um crescimento sustentável e para fazer progressos no cumprimento dos critérios econômicos de adesão à UE. Desse modo, devem assegurar o bom funcionamento das economias de mercado e demonstrar que são capazes de resistir às pressões concorrenciais do mercado da UE. Ademais, as suas políticas econômicas devem alinhar-se aos objetivos da transição ecológica e digital.
O processo de alargamento baseia-se no mérito e depende dos progressos realizados por cada um dos parceiros. A UE apoia os países do alargamento por meio de instrumentos e ferramentas de financiamento, como o Plano Econômico e de Investimento, o Mecanismo para as Reformas e o Crescimento para os Balcãs Ocidentais, o Mecanismo para a Ucrânia e o Plano de Crescimento para a Moldávia.
Saiba mais em: Enlargement reports 2024: Commission outlines progress and priorities for candidate countries
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.