Comissão apresenta Plano de Ação para aliviar consumidores e empresas
A UE encontra-se em um ponto de virada crucial para sua competitividade, descarbonização e segurança. Custos de energia estruturalmente altos estão prejudicando os cidadãos e as empresas. Neste contexto, a Comissão apresentou um Plano de Ação com medidas de curto prazo para reduzir os custos de energia, concluir a União da Energia, atrair investimentos e melhorar a preparação frente a potenciais crises energéticas.
Como um componente-chave do Acordo Industrial Limpo, este Plano não só trará alívio para as famílias que enfrentam altas contas de energia, mas também para as indústrias que lutam com altos custos de produção.
O Plano de Ação trará alívio de curto prazo para os consumidores e abrirá caminho para a conclusão da União da Energia, antecipando os benefícios de mais energia renovável, economia de energia, integração de mercado mais profunda e melhores interconexões. O Plano se baseia na recente reforma do Electricity Market Design, no Plano REPowerEU, em projetos específicos do setor para energia eólica e solar, bem como na legislação revisada sobre energia e clima sob o pacote Fit for 55.
Ao acelerar os investimentos em energia limpa e ao trazer transparência aos mercados de gás, a energia pode se tornar mais acessível. Atualmente, os consumidores já se beneficiam de cerca de € 34 bilhões todos os anos graças ao mercado interno de energia da UE. Uma maior integração poderia aumentar esses benefícios para € 40-43 bilhões por ano até 2030.
Fonte: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_25_570
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.