Bulgária pronta para utilizar o euro a partir de 1 de janeiro de 2026: Conselho dá os últimos passos
O Conselho adotou hoje os três últimos atos jurídicos necessários para que a Bulgária introduza o euro em 1º de janeiro de 2026. Isso conclui o processo para que a Bulgária se torne o 21º membro da zona do euro e se beneficie do uso da moeda comum da UE a partir do próximo ano.
De acordo com Stephanie Lose, ministra dinamarquesa para assuntos econômicos: “A partir de hoje, a Bulgária se torna o 21º membro da zona do euro. Isso marca o ponto culminante de um processo minucioso para a adesão da Bulgária, que inclui uma análise rigorosa e uma preparação intensiva. Parabenizo calorosamente a Bulgária e o povo búlgaro por essa tremenda conquista”.
Um dos três atos jurídicos estabelece a taxa de conversão entre o euro e o lev búlgaro em 1,95583 lev por €1, o que corresponde à atual taxa central do lev no mecanismo de taxas de câmbio (ERM II).
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.