Ursula von der Leyen visitará o Uzbequistão para fortalecer a parceria UE-Ásia Central
A Presidente Ursula von der Leyen, juntamente com o Presidente António Costa, participarão da primeira Cúpula UE-Ásia Central em Samarcanda, Uzbequistão, na sexta-feira, dia 4 de abril. Esta visita é um sinal do compromisso político da UE em formar uma parceria mais forte com a Ásia Central.
A Presidente da Comissão Europeia enfatizou: “Estamos indo para Samarcanda para levar nossa parceria com a Ásia Central para o próximo nível. Nestes tempos incertos, a Europa representa abertura e engajamento. Para a Europa, a Ásia Central é um parceiro de escolha. Na Cúpula, aprofundaremos os laços comerciais e expandiremos a cooperação em transporte, matérias-primas críticas, conectividade digital, água e energia. Tudo isso será apoiado por um novo pacote de investimento do Global Gateway, transformando nosso compromisso em ação”.
A Cúpula estabelece o terreno para elevar a referida parceria ao próximo nível, promovendo mais conectividade entre as duas regiões, com foco especial no Corredor de Transporte Transcaspiano (TCTC). A UE e a Ásia Central também explorarão uma cooperação mais forte em questões de segurança.
Como parte de sua visita, na quinta-feira, a presidente von der Leyen se reunirá com os líderes dos cinco países da Ásia Central. Ademais, na sexta-feira, junto com o presidente Costa, ela participará da sessão plenária da Cúpula e fará um discurso na inauguração do Fórum Climático de Samarcanda.
Fonte: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip_25_940
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.