Comissão divulga o Livro Branco para a Defesa Europeia e o Plano ReArm Europe/Readiness 2030

Na última terça-feira (18), a Comissão e o Alto Representante apresentaram um Livro Branco para a Defesa Europeia – Preparação 2030. A Comissão também apresentou, como parte do Plano ReArm Europe/Preparação 2030, um ambicioso pacote de defesa que fornece alavancas financeiras aos Estados-Membros da UE para impulsionar um aumento do investimento em capacidades de defesa.

Enquanto o Plano ReArm Europe/Readiness 2030 fortalece as capacidades de defesa pan-europeias com novos meios financeiros, o Livro Branco define uma nova abordagem para a defesa e identifica as necessidades de investimento.

A presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, disse: “A era do dividendo da paz já passou há muito tempo. A arquitetura de segurança na qual confiávamos não pode mais ser considerada garantida. A Europa está pronta para dar um passo à frente. Devemos investir em defesa, fortalecer nossas capacidades e adotar uma abordagem proativa à segurança. Estamos tomando medidas decisivas, apresentando um roteiro para a ‘Prontidão 2030’, com aumento dos gastos com defesa, investimentos importantes em capacidades industriais de defesa europeias. Devemos comprar mais europeus. Porque isso significa fortalecer a base tecnológica e industrial de defesa europeia. Isso significa estimular a inovação. E isso significa criar um mercado em toda a UE para equipamentos de defesa”.

Essas medidas visam responder à urgência de curto prazo de apoiar a Ucrânia, mas também abordar a necessidade urgente de longo prazo de impulsionar a segurança e a defesa da Europa.

Fonte: https://ec.europa.eu/commission/presscorner/detail/en/ip%5C_25%5C_793

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.