Lula se reúne com presidente da Comissão Europeia em Nova York
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reuniram-se em 23 de setembro, em Nova York, onde o líder brasileiro discursou na abertura da Assembleia Geral da ONU posteriormente.
Lula manifestou entusiasmo sobre a possibilidade de chegar à conclusão do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia em breve. Ainda, mostrou-se preocupado com o crescimento de extremismos pelo mundo, o que se reflete no desempenho econômico global. O líder brasileiro ressaltou, contudo, os bons números do crescimento do país, acima das previsões de mercado.
A pauta sobre energias limpas também foi discutida. Segundo Lula, é preciso aproveitar as oportunidades oferecidas pela transição energética. Ursula von der Leyen ressaltou a centralidade desse tema, por uma transição que leve em conta a necessidade de combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente.
Ambos comentaram sobre a estiagem no Brasil. Lula destacou as secas recordes na Amazônia, os incêndios criminosos nesse período e as enchentes no Rio Grande do Sul – catástrofes derivadas das mudanças climáticas.
Ursula von der Leyen ressaltou que os fenômenos climáticos também atingem a Europa, com incêndios e enchentes, e ambos reafirmaram a necessidade de políticas mais efetivas para o combate de desastres. A dirigente europeia frisou ainda a possibilidade de uma maior cooperação técnica entre as duas partes sobre o tema.
Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.