UE e Canadá iniciam diálogo sobre Políticas de Saúde

A Comissária para Saúde e Segurança Alimentar, Stella Kyriakides, e o Ministro da Saúde do Canadá, Mark Holland, realizaram uma reunião virtual para lançar o diálogo sobre Políticas de Saúde UE-Canadá, tendo em vista o Acordo de Parceria Estratégica UE-Canadá.

Tal diálogo será focado na cooperação em três áreas prioritárias: resistência antimicrobiana, segurança sanitária (incluindo riscos à saúde relacionados ao clima) e doenças não transmissíveis (incluindo câncer e saúde mental). Por meio desta parceria, a UE e o Canadá compartilharão conhecimentos, evidências científicas e melhores práticas para promover a saúde e a segurança das pessoas na Europa, no Canadá e ao redor do mundo.

A UE e o Canadá ressaltaram a importância dos esforços colaborativos para abordar a resistência antimicrobiana (RAM) como uma questão urgente de saúde pública e socioeconômica. Ambos se comprometeram a compartilhar conhecimentos sobre a RAM e a vigilância do uso de antimicrobianos, fortalecendo a abordagem One Health por meio da integração ambiental e explorando modelos de incentivo econômico para trazer novos antimicrobianos ao mercado. Ademais, concordaram em promover a colaboração global em prevenção, detecção, preparação e resposta a pandemias.

Por fim, também discutiram sobre os desafios comuns de saúde decorrentes das mudanças climáticas, como o surgimento de problemas relacionados ao calor extremo e doenças transmitidas por vetores. Desse modo, concordaram em aproveitar sua força coletiva para abordar a intersecção entre mudança climática e saúde, melhorando, em última análise, o bem-estar dos cidadãos e das gerações futuras.

Saiba mais em: Press corner

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.