Minas Gerais exporta primeiro lote de café que atende às novas exigências ambientais da União Europeia
O sul de Minas Gerais realizou a exportação do primeiro lote de café com certidão pública em conformidade com as regras ambientais da União Europeia, fruto de uma parceria entre o Governo de Minas, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Cooperativa dos Cafeicultores de Três Pontas (Cocatrel). O embarque de 320 sacas, produzidas por dez cafeicultores do sul de Minas, saiu do porto de Santos no dia 27 de julho, com previsão de chegada na Irlanda no dia 21 de agosto.
A exportação foi pautada na tecnologia da plataforma SeloVerde MG, que verifica o cumprimento da legislação nas propriedades de café, emitindo uma certidão, vinculada ao número do Cadastro Ambiental Rural do produtor, comprovando a não associação do café ao desmatamento. A plataforma SeloVerde MG foi desenvolvida pela Seapa, pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pela UFMG, com apoio do Programa AL-INVEST Verde da União Europeia.
Em março deste ano, representantes da direção geral de Parcerias Internacionais da Comissão Europeia e do Programa AL-INVEST Verde da União Europeia estiveram reunidos na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para conhecer os resultados da referida tecnologia. Ademais, a comitiva visitou propriedades rurais do sul de Minas, a fim de conhecer a produção de café sustentável no estado.
“Desde a aprovação do Regulamento da União Europeia para Produtos Livres de Desmatamento (EUDR, na sigla em inglês), estamos apoiando os países latino-americanos na implementação de ferramentas de rastreabilidade públicas que permitam reunir as informações de produção requeridas para o comércio dos produtos incluídos no regulamento”, informa Andrea Monaco, Senior Programme Manager do AL-INVEST Verde.
As análises geoespaciais e a integração de diversos bancos de dados presentes na plataforma, incluindo o mapeamento em alta resolução do parque cafeeiro de Minas Gerais produzido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), constataram que 99% das cerca de 120 mil propriedades produtoras de café atendem à nova legislação do bloco.
O EUDR está previsto para entrar em vigor a partir de janeiro de 2025, nos 27 Estados-membros da União Europeia, sendo direcionado a sete commodities de risco florestal: bovinos, cacau, café, óleo de palma, soja, borracha, madeira e certos produtos deles derivados.
Minas Gerais exporta primeiro lote de café em conformidade com as novas regras da União Europeia