União Europeia concorda em banir carros a combustão em 2035
Os ministros concordaram em resoluções visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa do bloco em 55% até 2030.
Os ministros do Meio Ambiente dos 27 Estados membros da União Europeia fecharam na madrugada desta quarta-feira (29) um acordo para aprovar uma série de medidas de combate às mudanças climáticas em Luxemburgo.
Leia mais: Motoristas e cobradores de ônibus realizam segunda greve de junho nesta quarta (29)
As decisões da reunião incluem o fim da venda. A partir de 2035, de carros e veículos comerciais leves novos movidos a combustíveis fósseis.
Os ministros concordaram em resoluções visando reduzir as emissões de gases de efeito estufa do bloco em 55% até 2030.
O acordo com cinco leis propostas em junho do ano passado pela Comissão, braço executivo da UE, abre caminho para as negociações finais com o Parlamento Europeu.
Os legisladores da União Europeia apoiam metas ambiciosas em todo o bloco, e a aprovação final do pacote legislativo exigirá agora que o Parlamento resolva divergências com os governos nacionais da UE sobre vários detalhes.
“Este constitui um grande desafio para nossa indústria automobilística”, reconheceu a ministra francesa da Transição Ecológica, Agnès Pannier-Runacher, que presidiu a reunião.
Mas afirmou também que esta é uma “necessidade”, face à concorrência chinesa e americana, que têm apostado fortemente nos veículos elétricos, considerados o futuro da indústria.
Deixe um comentário