3ª Edição Monnet News 2024

Organização da SUEB em Minas Gerais

Organizar a II edição mineira da Simulação da União Europeia no Brasil (II SUEB-MG),que simulou o Conselho da União Europeia em Belo Horizonte, cujo tema central foi “Matrizes Energéticas na Dimensão do Pacto Ecológico Europeu”, foi uma experiência desafiadora e, ao mesmo tempo, incrivelmente recompensadora. Realizada entre os dias 26 e 28 de julho na Faculdade de Direito da UFMG, a simulação contou com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação, culminando em um evento que foi o resultado de meses de preparação intensa, tanto na revisão de documentos quanto na organização de questões administrativas e acadêmicas.

Esse sucesso não seria possível sem a dedicação e o esforço incansável da equipe de voluntários, que desempenhou um papel fundamental em cada etapa do processo. Gostaria de expressar meus mais sinceros agradecimentos a Milena Angulo e Tiago Tartaglia, nossos voluntários administrativos, que foram peças-chave para garantir que todos os trâmites logísticos e administrativos fossem executados com precisão e eficiência. A competência e comprometimento de ambos essenciais para que a simulação ocorresse sem impacto dos contratempos e adversidades.

No âmbito acadêmico, não posso deixar de destacar o trabalho exemplar de Eduardo Giugliano e Camilla Freitas. Eduardo, representando a Comissão Europeia, guiou os delegados com brilhantismo, proporcionando uma experiência enriquecedora e educativa a todos os participantes. Sua expertise foi fundamental para o sucesso das discussões e conclusões alcançadas. Camilla, atuando como Presidente do Conselho, moderou os debates com excelência, garantindo que as discussões fossem produtivas e que todos os participantes tivessem a oportunidade de se expressar de forma equilibrada.

Além disso, o trabalho árduo da equipe acadêmica na revisão dos materiais, bem como na correção dos relatórios de país e rascunhos de conclusão enviados pelos delegados previamente à simulação, foi vital para assegurar a qualidade e o rigor dos debates. O comprometimento dessa equipe foi um dos pilares que sustentou o alto nível do evento.

Por fim, gostaria de agradecer à voluntária de marketing, Luana Yu, por todo o apoio prestado nas mídias e na divulgação do evento. Sua contribuição foi crucial para garantir que a simulação alcançasse um público amplo e engajado, permitindo que nosso trabalho fosse amplamente reconhecido e valorizado.

Por fim, gostaria de agradecer profundamente às professoras Amina Welten Guerra e Jamile Bergamaschine Mata Diz, cujas orientações foram inestimáveis para o desenvolvimento e realização do evento. A sua sabedoria e orientação foram a base que nos permitiu ter segurança para organizar e construir uma simulação rica em conteúdo e excelência acadêmica.

A realização da II SUEB-MG foi, sem dúvida, um grande desafio, mas também uma oportunidade única de aprendizado e crescimento. O sucesso do evento é um testemunho do esforço conjunto de todos os envolvidos, demonstrando a força e o trabalho ímpar que vem sendo realizado no Centro de Excelência Jean Monnet da UFMG por todos seus pesquisadores.

Fonte: Alana Carvalho Miranda – Mestranda em European Studies no Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG, Pesquisadora Discente do Centro de Excelência Jean Monnet e Coordenadora Regional da II SUEB-MG.

Relatos dos Participantes

Me chamo Júlia Paula de Ávila e curso Relações Econômicas Internacionais na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participar da SUEB-MG foi uma ótima oportunidade de aprender mais sobre a União Europeia e o funcionamento de suas instituições. Eu também pude aprender muito sobre o tema debatido não só com minhas pesquisas individuais mas também com as considerações dos outros delegados representantes. Apesar de terem sido três dias cansativos e trabalhosos, acredito que o resultados foram muito proveitosos. A missão de defender os interesses do país no qual eu representei (Malta) e chegar em um consenso com as outras delegações exigiu esforço e os resultados foram gratificantes. Com certeza a experiência vai contribuir muito na minha formação acadêmica além de ter proporcionado o contato com várias pessoas da minha área, o que enriqueceu meu repertório.

Olá sou Amanda Ruiz, representei a Alemanha, um país com opiniões políticas persistentes e interessantes no âmbito das matrizes energéticas e atualmente estou cursando o 3º período de Ciências do Estado na UFMG. Iniciei minha trajetória de simulações no ano de 2019, através de simulações modelo ONU desenvolvidas no ensino médio, e, desde que ingressei na faculdade atendo as de nível superior. Neste mês tive o prazer de participar da II SUEB MG, evento que tinha o fim de discutir sobre o Pacto Ecológico Europeu, no âmbito das matrizes energéticas. Nesse sentido, uma experiência acadêmica ímpar, na qual tive oportunidade de aprimorar habilidades como a oratória e negociação, além de aprender sobre um tema tão relevante no cenário atual. A União Europeia assume um papel de liderança ecológica global, logo, foi extremamente enrequicedor poder experienciar uma fração dos avanços propostos durante as reuniões do conselho europeu. Portanto, agradeço a organização e ao CEJM pela preparação da II SUEB MG, e afirmo que será um evento que ficará marcado na minha trajetória enquanto estudante.

Meu nome é Julia Braga Gebauer e estou indo para o 4° período de direito na UFMG. A SUEB-MG foi minha primeira simulação e, embora tenha sido desafiadora, foi também uma experiência enriquecedora e divertida, especialmente para os interessados em direito internacional e na União Europeia. Primeiramente, a simulação me permitiu entender o quão complexo é representar os interesses de um país e defendê-los frente aos interesses de outras nações, os quais são igualmente válidos. No meu caso, que representei a Finlândia, tive o desafio de convencer o conselho da importância e segurança da energia nuclear. Contudo, para mim, a principal recompensa da SUEB, como reforçado pela professora Jamile Bergamaschine e pela própria Comissão Europeia ao longo da simulação, foi a compreensão do caráter de consenso e solidariedade da União Europeia. Diferentemente de outros debates ou simulações, no qual há um lado vencedor e um perdedor, a SUEB destaca o valor da União Europeia de procurar a melhor solução para todos os Estados Membros do bloco. Por fim, como o tema desse ano foi matrizes energéticas na dimensão do pacto ecológico europeu, pude aprender bastante sobre a crise climática e, pela primeira vez, acredito que há uma solução para ela. Enfim, aos interessados pela Europa, ou apenas ansiosos por um novo desafio, recomendo fortemente a SUEB!

Meu nome é Arthur Melillo, sou atualmente graduando em Direito pela UFMG. Mesmo tendo participado de diversas simulações a nível médio, é sempre uma grande surpresa ver a gama de conhecimento e de técnica nas simulações universitárias, como caso da SUEB-MG. Integrar o Conselho da União Europeia, representando o Reino da Espanha, me permitiu aprimorar, inclusive, a leitura em língua espanhola para procurar os documentos sobre o tema das matrizes energéticas e do Pacto Ecológico Europeu. Para além de meu país, foi interessantíssimo perceber o papel importante de cada delegação, sobretudo grandes nações como França, Itália e Alemanha, que fazem um enorme ‘jogo de cintura” diplomático para conciliar seus interesses sob o objetivo maior: fortalecer a União Europeia. Espero ter outras oportunidades de aprofundar meu conhecimento sobre a União; o evento foi uma oportunidade fundamental de estudo de um bloco internacional que une potências e influencia o mundo e, claro, o próprio Brasil e o nosso “equivalente latino” à União, o Mercosul.

Me chamo Helena Vilarinho,  sou estudante de graduação em Direito na UFMG e membro do Centro de Excelência Jean Monnet. As simulações de organismos internacionais são atividades pelas quais sou apaixonada desde o ensino básico, quando eu tinha apenas 14 anos de idade. Agora, no ensino superior, tive a incrível oportunidade de participar da II SUEB-MG, que, sem dúvidas, se destaca pela sua qualidade acadêmica e sua excelente organização. O tema de discussão – Matrizes Energéticas na Dimensão do Pacto Ecológico Europeu – é muito relevante e complexo, e fez com que eu tivesse contato com assuntos que não eram do meu domínio anteriormente. Além disso, tive o imenso prazer de ser declarada como delegação vencedora da simulação, representando a Estônia. Senti-me bastante alegre, uma vez que todos os colegas presentes também tiveram ótimo desempenho e sabiam muito sobre o tema. Por isso, ser considerada um destaque foi gratificante! Considerando a experiência positiva que tive com a II SUEB, sinto muita vontade de participar em eventos futuros. Daqui em diante, estarei atenta a quaisquer outras oportunidades que surjam!

Fontes:

– Júlia Paula de Ávila, cursando Relações Econômicas Internacionais na UFMG.

– Amanda Ruiz, terceiro período de Ciências do Estado na UFMG.

– Julia Braga Gebauer, 4° período de Direito na UFMG.

– Arthur Melillo, graduando em Direito pela UFMG.

– Helena Vilarinho, Direito na UFMG

Participação dos alunos de Minas Gerais

Falar sobre a SUEB-MG 2024 é algo muito prazeroso para mim, meu nome é Laura Moura, sou graduanda em Relações Internacionais e fui participante como Delegada da Grécia nessa edição. A simulação superou minhas expectativas  em vários aspectos, foi extremamente interessante não só em participar dos debates, como também defender o ponto de vista do país em que representei e ouvir e aprender com os demais delegados dessa edição. Como estudante, foi uma experiência muito enriquecedora pois pude aprender na prática processos e dinâmicas na União Europeia que nem sempre são fáceis de serem compreendidos estudando somente de forma teórica. Além disso, tive a oportunidade de fazer conexões com os participantes da Simulação, o que tornou esse momento ainda mais relevante tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Sem dúvida esses 3 dias de imersão ao tema Matrizes Energéticas na Dimensão do Pacto Ecológico Europeu deixaram aprendizados e me motivaram a estar cada vez mais engajada com a temática. Agradeço aos responsáveis por possibilitar que o evento se tornasse realidade !

Meu nome é Tamara Moreira, sou formada em Relações Internacionais pela PUC Minas e atualmente estou no 6º período do curso de Direito da UFMG. Estou muito feliz de ter tido a experiência de participar da II SUEB-MG! Simulações são uma atividade acadêmica extracurricular prática e interessante. Já participei de outras simulações e é sempre bom ser diplomata por alguns dias, porém, simular o Conselho da União Europeia foi algo novo para mim e me proporcionou muito aprendizado, como um entendimento aprofundado das dinâmicas e debates sobre Matrizes Energéticas na Dimensão do Pacto Ecológico Europeu. Durante a simulação, ao representar o Reino da Bélgica, tive o desafio de defender o interesse nacional do meu país e, ao mesmo tempo, conciliar com os valores compartilhados no âmbito do Bloco da UE. Foram 3 dias de imersão no ambiente diplomático das sessões de debate que com certeza marcaram e engrandeceram minha trajetória acadêmica positivamente!

Me chamo Leonardo Porto Carvalho, sou estudante de Direito da UFMG, cursando, atualmente, o 6° Período, e pesquisador de graduação do Centro de Excelência Jean Monnet. Participei esse ano da II SUEB-MG representando a delegação do Reino da Suécia no Conselho da União Europeia e tive uma experiência incrivelmente enrriquecedora! Além de aprender muito sobre um tema extremamente atual e relevante para o mundo, que são as Matrizes Energéticas na Dimensão do Pacto Ecológico Europeu, pude exercitar habilidades de discurso, debate, negociação, liderança e demais atributos que são essenciais para ocupar uma posição de destaque na academia, no mercado de trabalho, na administração pública e em demais círculos de convivência. As discussões foram de altíssimo nível, com argumentos embasados em dados científicos e na posição histórica de cada país, o que tornaram os debates muito produtivos, buscando sempre uma solução viável para todos os lados sem que cada delegação tivesse que abrir mão do que estava defendendo. Nesse sentido, a II SUEB-MG foi uma verdadeira aula de processo legislativo europeu e de como fazer política no sentido mais puro da palavra. Saio da  SUEB com a certeza de que adquiri um valioso aprendizado para a vida e com a vontade de participar em outras oportunidades dessa simulação que foi de tanto proveito para mim. Agradeço muito ao Centro de Excelência Jean Monnet da UFMG por me proporcionar essa experiência e me orgulho em poder dizer que faço parte dessa equipe!

Meu nome é Enrico Miguel, sou estudante de Direito na UFMG e pesquisador do Centro de Excelência Jean Monnet. Neste ano, participei pela primeira vez da SUEB-MG.  Foi uma grande oportunidade de aprendizado para mim, na qual defender os interesses da República Italiana, delegação que representei, e buscar firmar acordos com os demais países em prol da União Europeia foi engrandecedor e certamente um ampliador dos meus horizontes. Os debates em torno das Matrizes Energéticas na Dimensão do Pacto Ecológico Europeu foram intensos e fiquei extremamente satisfeito com o nível técnico dos demais participantes, assim como da organização do evento, a qual foi essencial para que tudo ocorresse da melhor forma possível. Termino esta experiência de maneira muito positiva e com o claro desejo de poder participar novamente!

Meu nome é Victoria Klein e atualmente estou no quinto período de Direito na UFMG. Fiquei muito feliz de participar da SUEB MG! Sempre integrei simulações na minha vida acadêmica e simular um comitê da União Europeia foi uma experiência diferente do que eu estava acostumada e muito desafiadora, mas que acredito que contribuiu muito para meu desenvolvimento pessoal e acadêmico. A SUEB me permitiu treinar minha oratória, minhas habilidades de negociação e me fez compreender na prática o funcionamento da União Europeia, principalmente na esfera legislativa e no tema de matriz energética e Pacto Ecológico Europeu. Como República da Áustria, entendi também a dinâmica entre os Estados-membros e suas responsabilidades com os demais. Foram três dias de aprendizado e imersão na diplomacia europeia e no entendimento interno da organização, os quais irei levar para a vida!

Fontes:

– Laura Moura, graduanda em Relações Internacionais.

– Tamara Moreira, formada em Relações Internacionais pela PUC Minas e

atualmente no 6º período do curso de Direito da UFMG.

– Leonardo Porto Carvalho, estudante de Direito da UFMG.

– Enrico Miguel, estudante de Direito na UFMG.

– Victoria Klein quinto período de Direito na UFMG.

Relato da SUEB Nacional 2024

Meu nome é Maria Fernanda Clepf Sandrini e sou estudante do sexto período da graduação em Direito na UFMG. Tive a enorme honra de ter participado da VII SUEB Nacional, ocorrida entre os dias 4 e 6 de julho, em Brasília/DF. Como representante da República da Eslovênia, participei de uma simulação do Conselho da União Europeia, dividida em 9 sessões, com o objetivo de discutir acerca da “Regulação Europeia à Inteligência Artificial”.

Tenho plena convicção de que a SUEB, evento prestigioso de aproximação entre o Brasil e a União Europeia, foi crucial para o aprofundamento dos meus estudos sobre União Europeia, cenário geopolítico europeu e política externa, notadamente em âmbito prático. Neste sentido, a SUEB representou a oportunidade perfeita para colocar em prática todo o meu aprendizado teórico e acadêmico, uma vez que a discussão acerca de temas de grande relevância internacional, como a inteligência artificial, mediante a simulação de práticas de negociação diplomática e de cooperação, concretizou a experiência mais verossímil para entender os mecanismos de tomada de decisão da União Europeia.

Ademais, o processo de preparação para a SUEB Nacional viabilizou o enriquecimento da minha pesquisa acadêmica e o desenvolvimento das minhas habilidades de comunicação e oratória. Destaco, ainda, que a diversidade geográfica dos participantes, provenientes de todas as regiões do Brasil, proporcionou um rico ambiente de diálogo crítico e de troca de conhecimentos entre jovens universitários. Assim, a imersão em assuntos da União Europeia, os debates de altíssimo nível e as palestras com especialistas representaram uma oportunidade única para analisar os desafios enfrentados pelos países na construção de políticas e nas negociações, engrandecendo a minha formação acadêmica, profissional e pessoal. Por fim, deixo um agradecimento especial ao CEJM-UFMG por ter despertado em mim a paixão pelo Direito Internacional e, mais especificamente, pela União Europeia. A SUEB Nacional foi uma experiência inesquecível!

Fonte: Maria Fernanda Clepf Sandrini – Estudante do sexto período da graduação em Direito na UFMG.

Afinal de contas, para que serve a integração regional?

☕SAIU EPISÓDIO NOVO DO MONNET CAFÉ!☕

No episódio, vamos nos aventurar pela história da União Europeia!

Afinal, como esse grupo de países passou de um cenário de terra arrasada, no fim da 2° Guerra Mundial, para uma das maiores potências da atualidade?

Quais foram os obstáculos que ela enfrentou até chegar onde chegou?

Como os ecos de seu passado refletiram e refletem na formação da sua identidade?

Para nos ajudar com essas questões, convidamos para o Monnet Café, diretamente de Portugal, a Professora Doutora Elizabeth Accioly, que é Professora Universidade Europeia de Lisboa e especialista na história da União Europeia.

Acompanhe conosco o histórico trazido pela Professora Elizabeth e aprecie esse delicioso café de hoje! ☕

Fontes: cejm.direito.ufmg.br

O projeto Monnet News resulta de uma colaboração entre a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a União Europeia, com o objetivo de disseminar conhecimento por intermédio do Centro de Excelência Jean Monnet. A newsletter, que será enviada periodicamente, abordará temas culturais, políticos e econômicos, sempre com uma perspectiva científica, crítica e inovadora, visando a disseminação de conhecimento produzido por diversos pesquisadores. Eventualmente, poderão ser divulgadas edições especiais da Monnet News, dedicadas à análise aprofundada de temas específicos, a fim de explorar minuciosamente determinados aspectos e questões.

O projeto Monnet News é coordenado pelo professor Dr. Márcio Luis, integrante do grupo de pesquisa, com a colaboração de estudantes de graduação, pós-graduação e voluntários dedicados à pesquisa sobre a União Europeia. A redação desta newsletter foi realizada pelo pesquisador Gustavo Chagas, graduando em Direito pela UFMG.

Os pontos de vista e as opiniões expressas são as do(s) autor(es) e não refletem necessariamente a posição da União Europeia ou da Agência de Execução Europeia da Educação e da Cultura (EACEA). Nem a União Europeia nem a EACEA podem ser tidos como responsáveis por essas opiniões.